Tempo de leitura: 2 minutos
O Ringling Brothers Circus fundado em 1871 com mais de 48 mil apresentações em todo o mundo, com público de 275 milhões de espectadores, viu suas vendas diminuírem com o passar do tempo. Após a retirada dos elefantes em um dos números mais importantes do circo, seus espectadores se afastaram drasticamente. O que o Ringling Brothers Circus não compreendia é que o momento atual não era mais o mesmo da década de 70.
Os ativistas ganharam voz e lutavam arduamente para que animais não fossem mais usados em apresentações circenses evitando os maus tratos e os castigos cruéis que estavam por trás do picadeiro.
Atento à isso, outra empresa, o Circo Du Soleil já apresentava verdadeiros espetáculos com atletas, bailarinos, figurinistas e uma equipe de alta performance. O Ringling Brothers Circus foi reativo às mudanças e comunicou que não iriam mais apresentar seus 13 elefantes asiáticos à partir de 2018. Porém em janeiro de 2016 foram forçados a antecipar a aposentadoria dos elefantes para maio de 2016. A reatividade às mudanças do cenário de negócio levaram mais uma empresa gigante ao seu fechamento em maio de 2017.
O que podemos aprender com o Ringling Brothers Circus?
O mundo dos negócios muda constantemente e uma estratégia usada hoje, amanhã talvez não funcione mais. Se tivesse planejado uma estratégia Proativa, se antecipando aos futuros problemas com o uso de animais, o desfecho poderia ter sido bem diferente. O Ringling Brothers Circus não teve proporção do espaço que os Ativistas estavam conquistando e insistiram em continuar com uma estratégia que estava com seus dias contados. Além da resistência às mudanças, outros fatores também influenciaram para o fechamento do circo:
- Os avanços tecnológicos;
- A mudança de gerações; e
- A retirada dos elefantes das apresentações, sem ter outro diferencial.
Empresas no Brasil e no mundo passam por situações parecidas.
Será que você continua focado num oceano vermelho, com estratégias reativas disputando com seu concorrente e entregando o mesmo resultado ao seu cliente ou será que você conseguiu identificar um oceano azul criando estratégias proativas, buscando a diferenciação e seu destaque no mercado?
Pense nisso!
Espero que tenha gostado do post de hoje.
Deixe seus comentários!
Abraços e até o próximo post!
Link permanente
Gostei do texto! Leve e Objetivo 😉