Estratégia Reativa ou Proativa?

Estratégia Reativa ou Proativa?

Tempo de leitura: 2 minutos

Ringling Brothers Circus fundado em 1871 com mais de 48 mil apresentações em todo o mundo, com público de 275 milhões de espectadores, viu suas vendas diminuírem com o passar do tempo. Após a retirada dos elefantes em um dos números mais importantes do circo, seus espectadores se afastaram drasticamente. O que o Ringling Brothers Circus não compreendia é que o momento atual não era mais o mesmo da década de 70.

Os ativistas ganharam voz e lutavam arduamente para que animais não fossem mais usados em apresentações circenses evitando os maus tratos e os castigos cruéis que estavam por trás do picadeiro.

Atento à isso, outra empresa, o Circo Du Soleil  já apresentava verdadeiros espetáculos com atletas, bailarinos, figurinistas e uma equipe de alta performance. O Ringling Brothers Circus foi reativo às mudanças e comunicou que não iriam mais apresentar seus 13 elefantes asiáticos à partir de 2018. Porém em janeiro de 2016 foram forçados a antecipar a aposentadoria dos elefantes para maio de 2016. A reatividade às mudanças do cenário de negócio levaram mais uma empresa gigante ao seu fechamento em maio de 2017.

O que podemos aprender com o Ringling Brothers Circus?

O mundo dos negócios muda constantemente e uma estratégia usada hoje, amanhã talvez não funcione mais. Se tivesse planejado uma estratégia Proativa, se antecipando aos futuros problemas com o uso de animais, o desfecho poderia ter sido bem diferente. O Ringling Brothers Circus não teve proporção do espaço que os Ativistas estavam conquistando e insistiram em continuar com uma estratégia que estava com seus dias contados. Além da resistência às mudanças, outros fatores também influenciaram para o fechamento do circo:

  • Os avanços tecnológicos;
  • A mudança de gerações; e
  • A retirada dos elefantes das apresentações, sem ter outro diferencial.

Empresas no Brasil e no mundo passam por situações parecidas.

Será que você continua focado num oceano vermelho, com estratégias reativas disputando com seu concorrente e entregando o mesmo resultado ao seu cliente ou será que você conseguiu identificar um oceano azul criando estratégias proativas, buscando a diferenciação e seu destaque no mercado?

Pense nisso!

Espero que tenha gostado do post de hoje.

Deixe seus comentários!

Abraços e até o próximo post!

 

1 comentário


  1. Gostei do texto! Leve e Objetivo 😉

Comentários encerrados.