10 Habilidades Essenciais Para o Sucesso Profissional

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Muitos acham que ter o emprego dos sonhos, trabalhar numa grande empresa, ser conhecido como um profissional de sucesso e por uma atuação ímpar são coisas impossíveis. Mas na realidade, nada disso é impossível, muito pelo contrário, está dentro do alcance de cada um de nós.

Mas, como isso é possível? Desenvolvendo Habilidades, este é o segredo.

No mercado competitivo que nos encontramos, desenvolver certas habilidades é de suma importância para nos diferenciarmos.

Vejamos abaixo, 10 habilidades essenciais para profissionais de destaque:

1) Pensar de forma inovadora: O que destaca uma pessoa dentre tantas outras? A forma como ela se posiciona diante das situações. Desenvolver a Habilidade de Inovação é pensar fora da caixa. É dar um novo formato a algo que já existe! É encontrar uma solução para um problema que existe há muito tempo, mas que ninguém ainda encontrou um meio para solucioná-lo. É extrair de algo que já existe, um ponto que pode melhorá-lo ainda mais e torná-lo único. Quem que não quer ter um profissional desses na sua empresa?

 

2) Solucionar Problemas e Negociar: Solucionar problemas e obter resultados positivos nas negociações demonstra o quanto o profissional está comprometido com o que diz respeito a empresa. Se o profissional exercer um cargo de responsabilidade, ele mesmo solucionará o problema e ele mesmo dará continuidade ao processo. A habilidade de negociação será sempre bem vinda para manter a sinergia (ganha-ganha) entre as partes.

 

3) Tomar a Iniciativa: Tudo o que as empresas desejam é um profissional que tome a iniciativa, dê sua opinião, apresente boas ideias e vista a camisa para o que de melhor a empresa tenha a oferecer a seus clientes. Para potencializar essa habilidade, se proponha a liderar um novo projeto que a empresa incrementou ou até mesmo a sugerir uma melhoria em determinado setor ou processo.

 

4) Capacidade Crítica: Ser realista. Analisar e expor os prós e os contras de uma tarefa na qual foi designado ou até mesmo de um processo ou sistema que queira implantar na empresa.

 

5) Eficiência: Atingir um objetivo ou entregar um resultado no qual lhe foi proposto, em menos tempo e utilizando menos recursos. Vejamos a seguir um exemplo simples de um profissional eficiente.  

 

Jorge, diretor de um Supermercado foi informado numa Segunda-Feira que seu fornecedor de Maçãs teve um problema em seus caminhões de entrega e não seria possível reabastecer o supermercado em tempo hábil para a promoção semanal “Quinta-Feira das Frutas”. Na terça-feira, Jorge solicita a Carlos e a João, seus funcionários do setor de compras, que façam uma cotação com fornecedores de maçãs.

Carlos liga para um fornecedor da cidade vizinha, faz a cotação e a entrega ao diretor do Supermercado dois dias após a solicitação.

João por sua vez, vai pessoalmente falar com um fornecedor da mesma cidade, faz a cotação, negocia um valor diferenciado caso leve 2 tipos de maçãs e combina a entrega com antecedência para quinta-feira.

Ao se apresentarem para o Diretor do Supermercado com as cotações, Jorge ficou surpreso com o resultado. Carlos apresentou-lhe o que foi proposto, a cotação. Enquanto João foi além disso, agiu com eficiência.  Entregou o resultado proposto, em menos tempo, e com um fator importante, o fornecedor era da mesma cidade facilitando a entrega das frutas mesmo se houvesse algum imprevisto.

 

6) Visão do Cliente:  muitas vezes estar tão envolvido nos bastidores e nos processos, não se possibilita desenvolver a visão do cliente. Se o produto ou serviço que é oferecido está satisfazendo as necessidades do cliente, se o atendimento está sendo feito com excelência ou se após sua experiência de consumo ou aquisição, ele saiu satisfeito. Conforme diz o consultor e escritor Simon Sinek “100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”. Portanto pôr-se no lugar do cliente é importante, pois se observa o que ele realmente vê ao entrar na empresa e assim possibilita mudanças, adaptações nos processos e até mesmo na proposta em si, por parte da diretoria e dos colaboradores.

 

7) Relacionamento Interpessoal e Inteligência Emocional: ter sensibilidade ao lidar com os demais colaboradores, respeito, compreender que dentro da organização há setores diferentes, pessoas com personalidades diferentes e que tudo precisa ocorrer na mais perfeita harmonia para que o resultado final seja atingido.

 

8) Trabalho em Equipe: Essa habilidade é importante pois possibilita uma boa convivência com os demais profissionais da empresa. Estar engajado com os colaboradores da empresa, não só do seu setor mais como um todo. Trabalhar em equipe para atingir resultados permite que eles sejam obtidos com rapidez e eficiência, envolvendo a todos num objetivo comum.

 

9) Visão do Negócio: Desenvolver essa habilidade é de suma importância pois possibilita visualizar e compreender o momento do mercado atual. Nos leva a tomar decisões levando em consideração o que pode e o que não pode ser viável para a organização no momento. Para desenvolver esta habilidade, explore sua curiosidade intelectual. Estude mais a fundo sobre o mercado na qual a empresa que você faz parte se encontra, descubra quem é seu público-alvo, suas necessidades e leia revistas voltadas para o segmento no qual ela está inserida.

 

10) Aprendizado e Desenvolvimento Pessoal: Essa habilidade é uma das mais importantes pois não permite que o colaborador entre na zona de conforto. Estar sempre aprendendo, se atualizando, e até mesmo buscando aprendizado dentro da própria empresa o tornará um profissional com um diferencial em destaque no mercado.

 

As oportunidades surgem e não sabemos o dia nem a hora. Sorte, nada mais é do que o preparo aliado às oportunidades.

Até a próxima!