“Escolha um bom arremesso para rebater”. – Ted Williams⠀ ⠀
Neste artigo vou apresentar um conceito muito interessante desenvolvido por Ted Williams e explicar como aplicá-lo nos negócios e carreira.
Ted Williams foi uma das maiores lendas do beisebol norte-americano, destacando-se como um dos maiores rebatedores de todos os tempos. Durante sua carreira de 19 anos, passada principalmente no Boston Red Sox, ele alcançou vários destaques, como ser 17 vezes All-Star e ser o último jogador a atingir uma média de rebatidas superior ao recorde da época, em uma temporada. Além do notável talento natural, ele era conhecido por sua abordagem estratégica e científica ao jogo, principalmente quando se tratava de sua técnica de rebatidas.
Para Ted Williams, a “Zona Feliz” era a área específica na qual ele tinha a maior probabilidade de acertar a bola com sucesso. Ele descobriu, por meio de análises detalhadas de suas estatísticas de rebatidas, que suas chances de sucesso eram significativamente maiores quando a bola estava em uma determinada posição em relação à placa. Essa área, que ele denominou sua “Zona Feliz”, representava os lançamentos ideais nos quais ele poderia alcançar uma média superior de rebatidas. Fora dessa Zona Feliz, suas chances de sucesso diminuíam significativamente.
Essa abordagem estratégica e focada não apenas o tornou um dos maiores rebatedores de todos os tempos, mas também serve de lição sobre a importância de identificar e se concentrar nas áreas de maior probabilidade de sucesso em qualquer negócio.
Isso também destaca que é necessário fazer escolhas, ou seja, identificar as melhores oportunidades e direcionar recursos e energia para alcançar objetivos específicos. Assim como Williams focava em sua “Zona Feliz” para aumentar suas chances de sucesso no beisebol, nas empresas é essencial concentrar esforços nas áreas de maior probabilidade de êxito para alcançar resultados significativos. A capacidade de fazer escolhas estratégicas direcionadas é fundamental para maximizar o desempenho e alcançar o sucesso em qualquer empreendimento.
Como aprendiz de seu próprio sucesso no rebatimento, Ted sabia os arremessos que ele podia rebater bem, sua “Zona Feliz”. Ele também conhecia aquelas posições da bola com as quais ele teria dificuldade. Sua estratégia para o sucesso era simples. Ele só rebateria arremessos onde ele tinha a maior probabilidade de sucesso.
Fazendo um rápido paralelo. Acredito que você lembrará, durante esta leitura, do Princípio de Pareto. Ou seja, 80% dos seus resultados provavelmente surgem de 20% dos seus esforços: sua “Zona Feliz”. Escolher a estratégia certa e se dedicar às áreas em que você (como líder, equipe, produto, empresa) tem a maior probabilidade de entregar resultado, tanto para seu cliente quanto para sua organização, é um caminho promissor para o sucesso.
Que tal pensar um pouco sobre isso? Talvez o conceito de Zona Feliz pareça óbvio. Mas convido você a praticar o conceito. Faça uma revisão cuidadosa de como e com quem você (ou sua equipe ou sua empresa) gasta seu tempo e recursos.
Quão bem você pode definir sua “Zona Feliz” e quais porcentagens de tempo e esforço você trabalha dentro dela?
Você está intencionalmente trabalhando em áreas com a maior probabilidade de sucesso?
É provável que sua análise revele que você está, ao invés disso, rebatendo todos os arremessos que aparecem na sua frente, investindo tempo de alto valor em projetos, às vezes, de baixa probabilidade. Mas não se preocupe, logo abaixo vou trazer algumas dicas e ferramentas práticas.
É crucial em qualquer estágio de desenvolvimento da empresa, especialmente se você está envolvido em negócios em estágio inicial, primeiro validar se você tem uma estratégia e o posicionamento correto da sua oferta com as demandas do mercado. Essa é a Zona Feliz para o seu produto/serviço. Quando você cria e alinha seu modelo de negócio, desenvolve as competências da equipe, define uma estratégia de marketing e vendas, você alcançará sua Zona Feliz da Empresa – e você perceberá isso nos resultados.
Aqui estão 4 dicas para aprender e colocar em prática os ensinamentos do Ted:
- Crie a sua “Zona Feliz”: Ted descobriu sua estratégia ao mensurar e analisar seu próprio desempenho. Sua dica era simples, mas poderosa: “…cada rebatedor deve elaborar seu próprio conjunto de percentuais…” Embora seja mais fácil dizer do que fazer, vale a pena investir tempo e planejamento para conhecer: suas forças, produto/serviço e estratégia. Uma vez que você possa definir essas informações, monitore e avalie os resultados para ajudar a gerar ideias para uso em treinamento e desenvolvimento da equipe e liderança.
- Evite Arremessos Ruins: Ted era um rebatedor e adorava rebater, e seu histórico prova isso. No entanto, ele estava disposto a esperar pela próxima vez no bastão se não conseguisse um arremesso alinhado com sua estratégia. Da mesma forma, não seja tentado por um negócio ou projeto de baixo resultado. Canalize seu tempo e esforço para projetos com resultados significativos alinhados com seu modelo de negócio.
- Mantenha a Concentração: Ted definiu a zona de strike e os arremessos nesses 20% eram aqueles com os quais ele tinha a maior probabilidade de sucesso. Seu sucesso foi uma consequência da sua concentração. Aprenda sua “Zona Feliz” e invista seu tempo e esforços, assim como os de sua equipe, em clientes em potencial e projetos nos quais você tem a maior probabilidade de ter resultados.
- Rebata apenas em Ótimos Arremessos: Ser um rebatedor bem-sucedido da liga principal é notavelmente difícil. Um rebatedor toma a decisão de rebater um arremesso em poucos segundos. Você terá muito mais tempo do que isso para decidir rebater. O conhecimento claro de sua “Zona Feliz” e as características e requisitos que a definem ajudarão você a tomar melhores decisões sobre quais situações rebater e quais deixar passar.
Veja também algumas ferramentas da estratégia que podem ajudar na definição da sua “Zona Feliz”:
- Canva Modelagem de Negócios: é uma ferramenta muito útil para visualizar e comunicar o modelo de negócios de uma empresa. Ele permite que os empreendedores criem canvas de negócios de forma rápida e intuitiva, destacando os principais aspectos como proposta de valor, segmentos de clientes, canais de distribuição, fontes de receita, entre outros. Com o Canva Modelagem de Negócios, as empresas podem criar e refinar seu modelo de negócios de maneira colaborativa, facilitando o alinhamento da equipe e a tomada de decisões estratégicas;
- Análise SWOT: Identifica os pontos fortes e fracos internos, bem como as oportunidades e ameaças externas, ajudando a determinar onde a empresa tem vantagens competitivas e onde precisa melhorar;
- Matriz de Ansoff: Ajuda a identificar oportunidades de crescimento, analisando diferentes combinações de produtos e mercados;
- Matriz BCG (Boston Consulting Group): Classifica os produtos ou unidades de negócios em relação à participação no mercado e ao crescimento, auxiliando na alocação de recursos;
- Análise das 05 Forças de Porter: Avalia a atratividade de uma indústria e a posição competitiva de uma empresa dentro dela, fornecendo insights sobre como criar vantagem competitiva;
- Balanced Scorecard: Traduz a estratégia em objetivos operacionais e métricas de desempenho em quatro perspectivas: financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento;
- OKRs (Objectives and Key Results): são uma poderosa ferramenta de gestão que ajuda as empresas a definirem e acompanharem seus objetivos e resultados-chave de forma transparente e mensurável. Com os OKRs, as equipes podem estabelecer objetivos ambiciosos e quantificáveis, além de identificar os principais resultados que indicarão o progresso em direção a esses objetivos. Essa abordagem permite uma maior clareza de propósito, alinhamento de equipe e foco nas atividades que realmente impulsionam o sucesso organizacional.
Essas ferramentas ajudam a empresa a entender seu ambiente interno e externo, identificar oportunidades e ameaças, e definir uma estratégia clara para alcançar o sucesso em suas operações.
Como um último ponto. Comprometa-se com a melhoria contínua. Sua “Zona Feliz” pode e provavelmente deve mudar com o tempo. O ambiente de negócio, as preferências do cliente, os produtos/serviços, as habilidades da equipe e os concorrentes mudam. Por isso é relevante ser um eterno aprendiz do seu negócio, sempre se especializando em busca de crescimento. Aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades melhora muito mais do que apenas sua competência, também melhora sua confiança. Ambos são essenciais na sua carreira e negócios.
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